Adenilson Lopes

Adenilson Lopes Vitor
Vereador(a) - Vereador Em Exercício
Partido: MDB
veradenilsonlopes@gmail.com

LEGISLATURA ATUAL - 2025/2028

Quantidade de 84 matérias, representando 12,07% do total das matérias
Presente em 37 sessões, representando 90,24%

Quantidade de matérias subscritas pelo vereador: 2

Dados atualizados em: 02/12/2025

Últimas matérias vinculadas
  • a proceder com a realização da ampliação e modernização dos pontos de ônibus de Pedreiras, implantando novos abrigos em locais estratégicos e reformando os que já existem, adotando o modelo de ponto de ônibus humanizado.

Situação: Aprovada

  • a proceder com a criação de um Programa de Assistência Funeral, com atendimento humanizado e integrado, assegurando apoio às famílias carentes.

Situação: Aprovada

  • A proceder com o Programa Municipal de Robótica Educacional, com o objetivo de levar cursos de robótica à escolas públicas municipais, oferencendo aos alunos que não têm acesso a esse tipo de conteúdo uma oportunidade única de aprendizado, inovação e desenvolvemento tecnológico.

Situação: Aprovada

  • A proceder, com o reconhecimento, regularização e catalogação do trecho situado entre a Travessa Carvalhinho e a Rua Benilde Nina, conhecido popularmente como Travessa Ciro Rêgo, para que passe a integrar oficialmente o sistema viário do município.

Situação: Aprovada

  • Cria no âmbito da Câmara Municipal de Pedreiras, a “Medalha do Mérito Educacional Professor José de Ribamar de Oliveira (Professor Maçarico)”, destinada a reconhecer professores que tenham prestado relevantes serviços à educação do município.

Situação: Apresentação e Encaminhada às Comissões

  • A proceder com a criação e implementação do projeto “Biblioteca Itinerante do Saber”, a ser desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de levar leitura, cultura e conhecimento às comunidades rurais, periféricas e em situação de vulnerabilidade social do município.

Situação: Aprovada

  • a proceder com a implantação do Projeto "Leitura em Todo lugar", com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e promover a alfabetização e o acesso à cultura por meio da criação de pontos de leitura em espaços públicos e comunitários do município.

Situação: Aprovada

  • Concede a Medalha Princesa do Mearim, aos estudantes do Instituto Federal do Maranhão - Campus Pedreiras.

Situação: Aprovada

  • A proceder com a execução de serviços de recuperação da via, limpeza e desobstrução do esgoto a céu aberto na Rua José Benigno, localizada no Bairro Engenho.

Situação: Aprovada

  • A proceder com a ampliação do número de profissionais de saúde voltados para atendimento domiciliar, especialmente aos pacientes acamados ou com doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Situação: Aprovada

Mais matérias vinculadas a este vereador(a)
Sessões presentes
  • SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2025.

  • Sessão Ordinária do dia 25 de novembro de 2025.

  • Sessão Ordinária do dia 18 de novembro de 2025.

  • Sessão Ordinária do dia 11 de novembro de 2025.

  • 034ª (Trigésima Quarta) Sessão Ordinária de 4 de Novembro de 2025

  • 033ª (Trigésima Terceira) Sessão Ordinária de 28 de Outubro de 2025

  • 031ª (Trigésima Primeira) Sessão Ordinária de 14 de Outubro de 2025

  • Sessão Ordinária do dia 07 de outubro de 2025.

  • Sessão Ordinária do dia 30 de setembro de 2025.

  • Sessão Ordinária do dia 23 de setembro de 2025.

Todas as sessões
Últimas comissões vinculadas

Data início: 01/01/2025

Data fim: 31/12/2026

Informações dos mandatos
Cargo Vinculo Legislatura Período
VEREADOR(A) VEREADOR EM EXERCÍCIO LEGISLATURA (2025 - 2028) 01/01/2025
Filiação partidária
Período Sigla Partido
01/01/2025 MDB MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

Biografia

A Adenilson Lopes da Silva, natural de Pedreiras - MA, nasceu em 17 de março de 1982. Filho de Aldenor Pereira Vitor e Maria Lopes Vitor, Adenilson cresceu em uma família trabalhadora e unida. Com 8 dias de seu nascimento, seus pais resolveram se mudar para o povoado Fortaleza Beira Rio, no município de Poção de Pedras - MA.

Casado há 21 anos com Tânia de Sousa Vitor, é pai de três filhas: Alinne de Sousa Vitor, Alêssa de Sousa Vitor e Ananda Cibelly dos Santos Vitor. Adenilson sempre demonstrou grande compromisso com os valores familiares e sociais. Ao longo de sua vida, sempre se dedicou ao bem-estar coletivo e à melhoria das condições de vida de todos.

Formado em Bacharelado em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - CET, em Teresina - PI, e também em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FAFIBE, em Minas Gerais. Em 2005, passou no Concurso Público Municipal de Poção de Pedras para o cargo de Auxiliar Administrativo, sendo essa sua primeira experiência no serviço público. Em 2009, veio para Pedreiras, onde trabalhou como motorista no município, também por meio de concurso, e em 2010 passou no concurso de Santo Antônio dos Lopes para o cargo de professor.

Adenilson iniciou sua trajetória política em 2005, com o objetivo de representar e lutar pelos interesses da população de Poção de Pedras, tornando-se vereador por dois mandatos (2005-2012). De 2013 a 2020, foi vice-prefeito de Poção de Pedras e, em 2021, Secretário Municipal de Meio Ambiente. De 2023 a maio de 2024, atuou como Superintendente de Articulação Política da Regional de Pedreiras - SECAP. Nas eleições de 2024, concorreu ao cargo de vereador, desta vez em Pedreiras - MA, obtendo com êxito 576 votos e sendo eleito pela cidade, assumindo o cargo em 2025, na cidade mais importante do estado do Maranhão, Pedreiras.

Matérias (Quantidade)

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON